O Código aberto

Apaixonados por tecnologia, acreditamos ser esta a principal ferramenta de mudança do nosso tempo, por isso defendemos a prática e o uso de software de código aberto, pelo controle e segurança que este modelo permite, mas principalmente pelo conhecimento livre.

Código aberto, o que isso significa?

O termo software de código aberto, ou open source em inglês, refere - se a softwares de computador cujo códigos fonte são disponibilizados abertamente e licenciados com uma licença de código aberto, onde o direito autoral sobre a obra permite que qualquer pessoa analise, modifique, implemente e distribua sua composição gratuitamente.

Porque pagar por um software de código aberto?

O software é gratuito, mas o serviço não. Se você precisa de um suporte em suas atividades, precisara comprar um contrato de suporte. Se desejar serviços de manutenção e customização de softwares, contratará profissionais para o desenvolvimento. Isso é necessário para que os desenvolvedores e seus parceiros continuem melhorando a constituição do software, mas não significa que como cliente você é obrigado a contratar tais serviços. Tudo que é desenvolvido é disponibilizado gratuitamente e você sempre terá a opção de fazer por conta própria.

Por que o código aberto?

Desenvolvimento em 

comunidade

Comunidades se formam em torno de um propósito em comum, onde as pessoas fomentam diversas ideias e compartilham trabalho. Uma comunidade global pode criar muito além das capacidades de qualquer indivíduo, com múltiplos esforços e trabalho em conjunto.

Troca aberta


É possível aprender mais uns com os outros quando a informação é aberta. A troca livre de ideias é crítica para criar um ambiente onde as pessoas estão aptas a aprender e utilizar informações existentes rumo à criação de novas ideias.

Meritocracia


Em uma meritocracia as melhores idéias vencem. Em uma meritocracia todos têm acesso à mesma informação. Trabalhos bem sucedidos determinam quais projetos crescem e recebem apoio da comunidade.

E quais suas as vantagens de utilizar código aberto?

Controle

Por ter seu código fonte disponível, é possível examinar o software em todos os detalhes para ter certeza de que ele não está executando algo que não deveria, além da possibilidade de modificar determinadas partes à vontade.

Segurança

Softwares de código aberto são mais seguros uma vez que abertamente, programadores podem verificar e corrigir erros ou omissões perdidas pelos desenvolvedores originais do software.

Estabilidade

Por conta do código aberto, usuários de projetos importantes, desenvolvidos para finalidades críticas, tem a tranquilidade de que sua ferramenta não desaparecerá caso os criadores originais do software deixem de trabalhar nele.