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Visões no Backend


O Odoo oferece uma variedade de visões no Backend para visualizar e interagir com os registros e informações do sistema. Esses tipos de visões podem ser utilizados conforme a preferência do usuário, sendo possível também definir aquelas que são padrão para o sistema.


Cada tipo de visão possui botões de ação específicos, que permitem manipular os registros relacionados ao modelo ou à visualização. Essas opções de "Ação" variam de acordo com o modelo em questão (como vendas, compras, contatos, entre outros).

 

Tipos de Visões Disponíveis

Formulário:

A visão de formulário exibe um único registro de um modelo em um formato detalhado, permitindo edições e visualizações específicas dos campos.

Lista:

A visão de lista exibe os registros em formato de tabela, ideal para visualização em massa e filtragem de dados. Funcionalidades adicionais incluem:

  • Possibilita a seleção de múltiplos registros

 

  • Possibilita exportar os registros selecionados em formato de planilha.

 

  • Possibilita adicionar novas colunas/campos para visualização na lista. 

DICA: É possível atualizar a lista de registros selecionando a barra de pesquisa e em seguida apertando a tecla “Enter” do teclado, dessa forma não é necessário recarregar a página para atualizar a lista de registros.

 

PERIGO: A soma dos valores do campo "Total" corresponde apenas à quantidade de registros presentes na página da lista; portanto, se a lista exibir 80 itens de um total de 400, a soma desse campo representará apenas o valor total dos 80 itens visualizados. Para poder ter acesso ao valor “Total” de todos os registros da lista, é necessário alterar o campo de quantidade de registros visualizados na página para que seja igual ou superior ao número total de registros na lista.

Kanban

  • A visão de kanban exibe os registros de um modelo em cartões, organizados em colunas ou estágios, permitindo uma visualização rápida do status e detalhes de cada registro, bem como em que etapa do workflow ele se encontra.
  • Essa visualização é mais interessante para os módulos de CRM e Projetos por exemplo, pela visualização do workflow ou do funil de vendas.

 

  • Possibilita criação de registros nos estágios do Kanban

 

Gráfico

  • A visão de gráfico exibe os registros de um modelo em forma de gráficos, como barras, linhas, pizza, entre outros, permitindo a visualização dos dados.

 

  • Essa visão proporciona insights significativos e facilita a tomada de decisões ao oferecer uma compreensão clara das tendências, padrões e desempenho dos processos de negócio.
  • As colunas e parâmetros dos gráficos podem ser manipulados para que reflitam as realidades do negócio.
  • Aborda o conceito de medidas, elas indicam os valores monetários ou numéricos que podem ser inseridos nessa visão. O sistema por padrão, já implementa alguns tipos de medidas.

 

Cohort

  • A visão de cohort exibe os registros de um modelo em formato de tabela, agrupados por uma dimensão específica, permitindo a análise e comparação de métricas ao longo do tempo.

 

Gantt

  • A visão de Gantt exibe os registros de um modelo em formato de diagrama de Gantt, permitindo a visualização e gerenciamento de tarefas e projetos com base em datas e dependências.
  • Esta visão é mais utilizada para o módulo de Projetos, onde os registros também podem ser manipulados de acordo com o andamento do projeto.

 

Atividades

  • A visão de atividades exibe as atividades agendadas e atribuídas aos usuários, permitindo o acompanhamento e gerenciamento das tarefas pendentes. O exemplo abaixo mostra a visão de atividades agendadas para os registros de cotações separados pelo tipo de atividade.

 

  • As atividades marcadas podem ser manipuladas diretamente na visão, selecionando aquela que deseja realizar alterações.

 

Calendário

  • A visão de calendário exibe os registros de um modelo em formato de calendário, permitindo a visualização e agendamento de eventos e atividades.


  • Também possui filtros para visualização das cerimônias marcadas

 

  • Possibilita a marcação de folgas/day-offs selecionando a data no calendário.

 


  • No módulo de Projeto, possibilita a criação de tarefas na data selecionada

 


Mapa

  • A visão de mapa permite a visualização geográfica dos registros em um mapa interativo.
  • Útil para cadastro de clientes e visualização de seus dados de endereço e é possível acessar o Google Maps a partir dela.


Pivot

  • A visão de pivot permite aos usuários agrupar e resumir informações em uma tabela dinâmica, facilitando a compreensão e análise dos dados em diferentes dimensões.
  • Esta visualização permite a manipulação dos campos e colunas, de forma que possibilita a expansão dos resultados conforme os parâmetros escolhidos.

 

  • Possibilita exportar os dados em formato xlsx (planilha) e também inserir em uma planilha dentro do Odoo.

 

  • Aborda o conceito de medidas, elas indicam os valores monetários ou numéricos que podem ser inseridos nessa visão.

 

Pesquisa e Filtros

  • As visões de pesquisa e filtros permitem aos usuários realizar buscas específicas e aplicar filtros para encontrar os registros desejados.
  • As opções de "Filtros", "Agrupar por" e "Favoritos" estão presentes em todas as visualizações do Odoo.

 

Hierarquia

  • A visão de hierarquia exibe os registros em uma estrutura hierárquica, permitindo a visualização e navegação em diferentes níveis.

Relatório

  • As visões de relatórios permitem a geração de relatórios personalizados com base nos dados do sistema.
  • Podem existir mais de um tipo de relatório para um mesmo registro. Por exemplo, podem ser gerados relatórios de faturas pagas e aquelas que não foram pagas.

 


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